Swift Playgrounds – Uma nova forma de aprender swift no iPad

Swift Playgrounds é um novo aplicativo para iPad que te vai ajudar a aprender Swift de uma forma revolucionaria. Este aplicativo é da própria autoria da apple e neste momento ainda só esta disponível para developers registados, mas no proximo mês já vai estar disponível para o publico.

[signinlocker]

Desafios Envolventes

Lições e desafios envolventes vão ajudar os alunos a aprender os principais conceitos de programação, em um ambiente interativo projectado para ambiente touch.

swift-playground-hero-image_1

Aprender e Explorar

Em Swift Playgrounds, criar pequenos aplicativos chamados de “playgrounds” que mostram instantaneamente os resultados do código que você escreveu. 

Uma única linha de código pode fazer coisas incríveis acontecem. As aulas interativas ensinam conceitos fundamentais de programação enquanto desafios e modelos adicionais incentivam a explorar o código de uma forma excitante, por forma a criar algo completamente original. 

Depois de criar o aplicativo é fácil de compartilhar suas criações com os seus amigos, ou gravar e postar vídeos de seus playgrounds em ação.

Conceitos da Codificação

Swift Playgrounds inclui aulas interativas que usam quebra-cabeças e experiências para ensinar os seguintes conceitos de codificação:
  • Comandos
  • Funções
  • Parametros
  • Ciclos
  • Conditional statements
  • Variáveis
  • Operadores
  • Tipos
  • Inicializaçõesswift-concepts-large_2

Swift Real, IOS Real

A linguagem de programação Swift foi projetada para ser acessível o suficiente para ser a sua primeira linguagem de programação. Swift também é incrivelmente poderoso, usado por developers profissionais para criar milhares de aplicativos na App Store. Usando Swift Playgrounds, você vai codificar programas reais dentro de minutos e até mesmo quando você se tornar mais eficiente, você nunca vai largar Swift.
 
Swift Playgrounds também lhe dá acesso a estruturas do iOS como UIKit, SpriteKit, SceneKit, bluetooth, e Metal. E porque você está codificando e a executar seus playgrounds no iPad, o seu código pode responder a gestos de toque ou interagir com o hardware, como a câmera, acelerômetro e giroscópio.

Experimente com Código

Às vezes, a melhor maneira de aprender é explorar por conta própria, e Swift Playgrounds é um ótimo lugar para deixar a sua imaginação correr. Além das lições que o ajudam a aprender o código, Swift Playgrounds oferece novos desafios em uma base regular para que se possa manter e voltar para tentar algo novo. Alguns desafios são maneiras divertidas de jogar com o código, para criar efeitos interessantes, enquanto outros incluem puzzles cativante que exige todas as suas habilidades de codificação para as resolver.
Modelos adicionais incluídos no Swift Playgrounds vão ajudá-lo a começar a criar playgrounds a partir do zero. Com acesso a milhares de APIs do iOS SDK, você pode criar playgrounds  surpreendentes que exploram a web, geram mundos 3D, experimentos com física, e muito muito mais.
Os playgrounds incluídos podem ser editados, complementados, misturados, ou completamente reinventados e por fim colaborar com os amigos.

Construído para Touch

Porque Swift Playgrounds foi projectado desde o início para o toque, você pode criar programas inteiros com apenas alguns toques no ecrã do iPad. características únicas de codificação que incluem:
  • QuickType para código. A barra de atalhos apresenta de forma inteligente os próximos comandos ou valores mais prováveis com base no contexto. É fácil escrever linhas inteiras de código sem tocar no teclado.
  • Toque para editar. Toque para editar um número no local com um teclado pop-over, ou tocar um valor de cor para exibir um seletor de cores. Você pode até mesmo reestruturar seu código simplesmente arrastando uma cinta para envolver o código circundante.
  • Biblioteca de snippets. Pequenos trechos de código comuns, tais como loops, estruturas e instruções de interruptor podem ser arrastados para fora de uma biblioteca para criar um novo código com muito menos digitação.
  • Codificação teclado. digitar rapidamente números e símbolos comumente utilizados na codificação Swift simplesmente arrastando o dedo sobre uma tecla para seleccionar um dos símbolos alternativos.
Swift Playgrounds ajuda a escrever código correto, identificando erros enquanto você digita, e oferece sugestões para ajudar a corrigir os erros.
swift-touch-large_3

Criar conteúdo novo com o Xcode

Os Playgrounds foram introduzidos pela primeira vez como uma maneira de experimentar o seu código no Xcode, e agora com Swift Playgrounds você pode facilmente usar essas mesmas playgrounds no iPad. iCloud unidade compartilha perfeitamente seus playgrounds Mac com seu iPad, e as alterações feitas em qualquer um dos dispositivos são atualizados imediatamente. Isto é especialmente útil quando está a explorar o código iOS que usa os gestos de toque de Ipad, câmera e outros recursos de hardware.

Torne-se um autor

Se você já é um desenvolvedor experiente, você pode criar parques incríveis para compartilhar com a próxima geração de programadores.

A interatividade dos playgrounds, combinadas com o poder do iOS SDK oferece aos desenvolvedores uma maneira inteiramente nova de expressar a sua criatividade e habilidades. Playgrounds autores agora podem criar experiências no iPad para novos públicos – aqueles que apenas estão começando a explorar o código, outros que anseiam por novos desafios e desenvolvedores avançados que procuram para aprender novas técnicas e tecnologias.
 
Conclusão
Este é um novo conceito no mundo apple Swift, playgrouns on iPad, Ainda não ha muito mais a dizer mas brevemente estará disponível para o publico poder descarregar no seu iPad e começar a aprender/desenvolver.
Espero que tenham gostado desta pequena apresentação qualquer duvida deixe comentário em baixo.

[/signinlocker]

Comments